Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dia Mundial do Café: mocinho ou vilão?

Postado em 14/04/2020



Depois da água, o café é a bebida mais consumida pelos brasileiros. Mas, será que essa paixão nacional nos traz benefícios à saúde e quais serão?

Os efeitos do café ao organismo são muitos, conforme afirma a publicação Desmistificando Dúvidas Sobre a Alimentação, produzida pelo Ministério da Saúde junto com a Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo comprovou que o cafezinho tem "substâncias bioativas como a cafeína, estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco; ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; e diterpenos, relacionados com o metabolismo lipídico".

Considerando ainda sua ação antioxidante, é uma bebida rica de ácidos clorogênicos, um polifenol vegetal. O que ajudaria para a inibição de inflamações e risco menor de doenças cardiovasculares e outras inflamatórias.

Mas, o estudo também avaliou o efeito nocivo do café. O excesso no consumo é o que marca essa característica de mocinho ou vilão, da bebida.

Foi avaliado, que o café, passa a fazer mal ao organismo se for consumido em excesso. A média para esse efeito nocivo seria de mais de três xícaras por dia. Podendo gerar pressão alta ou ansiedade.

Então, beba seu cafezinho feliz, mas, sem exageros.

 

O ASSIM SAÚDE se preocupa com o seu bem-estar.